Animais domésticos

adote

Seu filho já lhe pediu um bichinho de estimação e você logo pensou no tempo e  trabalho que essa aquisição iria lhe custar? Pois é bom pensar também nos benefícios, talvez esses sejam maiores do que você imagina.

Os pets podem trazer harmonia para os membros de uma família ajudando-os a interagir e ampliar a rede social da mesma, além de promover a saúde e bem estar geral de seus cuidadores, como veremos a seguir.

Inúmeras pesquisas comprovam que a interação com animais domésticos traz bem estar, melhora a auto-estima e afasta a solidão como no caso de idosos ou de crianças com dificuldade de adaptação.

Apenas 15 minutos de brincadeiras com nossos amiguinhos faz nosso cérebro liberar hormônios como a seratonina e a ocitocina, que melhoram o humor e reduzem a irritabilidade, a pressão arterial, a ansiedade e o estresse. Os exemplos desta relação surgem a todo o momento e não é incomum o relato  de pessoas terem vencido a depressão, mas os proventos vão além do bem estar psicológico, a convivência com os pets podem de prevenir uma série de doenças comuns, como dor de cabeça, rinite e resfriado, parece contraditório, mas essa relação melhora a imunidade, uma vez que, nos faz produzir uma série de anticorpos que nos protegem de doenças e alergias.

Percebe-se portanto que, os benefícios vão além de um mero bem estar,  nós ampliamos a nossa capacidade de amar, pois na verdade desenvolvemos nessa relação o afeto o qual muitas vezes por medo de parecer frágeis bloqueamos nos contatos sociais.

Entretanto, não adquira um animalzinho criando muitas expectativas, como se ele fosse sua salvação.

O animal não poderá assumir a responsabilidade de uma melhora por você, os benefícios aparecerão naturalmente se seu afeto for de fato genuíno.

Rosa Adriana Lanfredi – Psicóloga e Psicopegagoga Clínica

CRP 06/62333

blog: http://humanaemultidisciplinar.blogspot.com.br/

This entry was posted in Pense Nisso and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.