Comunicado Importante do Cão Sem Fome

O Cão Sem Fome é um Projeto que busca seriedade e transparência em todas as suas ações e por isso estamos aqui para prestar alguns esclarecimentos.

Primeiramente queremos informar que a partir desse mês o Protetor Sr Noca será desligado da nossa parceria.

Apesar do inegável trabalho que o Sr Noca realiza com seus animais, observamos que o protetor não correspondeu às expectativas do Projeto dentro das regras estabelecidas que foram explicadas essa semana no nosso Blog (leia lá!).

Durante esses três meses de experiência, observamos toda a rotina do Sr Noca e concluímos que o tipo de ajuda que ele precisa não é  a que o Cão Sem Fome pode dar. Ele precisa de ajuda para melhorias nas instalações e reformas, além de apoio para a manutenção dos veículos e suporte financeiro. Mesmo entendendo que isso é importante para sua sobrevivência, não é o foco do Cão Sem Fome e nunca será.

O objetivo do Cão Sem Fome é a alimentação dos animais. Sempre priorizamos Quintais onde os animais estejam passando fome ou ameaçados por essa situação. No caso do Sr Noca, ele tem um caminhão e uma pickup, trabalha com recolhimento de reciclagem também em restaurantes, de onde ele traz restos de comida e mistura na ração para dar para os cães. Não que essa seja a alimentação mais saudável, mas há protetores mais necessitados na nossa lista de espera, cujos animais não têm nada para comer, e muitas vezes comem dia sim, dia não.

O Sr Noca cuida de outros animais em outros locais e compra ração de distribuidores, portanto já paga um preço mais barato. Durante esses meses, todas as vezes que fomos levar nossa doação, o depósito do Sr Noca estava lotado de ração. Claro que, para quem tem tantos animais, toda ajuda é bem vinda, afinal quem não gosta de receber alguns sacos de ração de brinde? É sempre uma economia! Porém nosso objetivo não é esse. O Cão Sem Fome quer realmente fazer a diferença e sentimos que nossa presença não é tão necessária assim.

Outro ponto que queremos ressaltar é que o Sr Noca não demonstrou o comprometimento desejado com o Projeto. Entre outras coisas, o caso mais determinante é que agendamos com antecedência uma vacinação no seu Quintal e quando ligamos para avisar que já estávamos a caminho, ele havia saído e disse que não podia nos receber. A vacinação custa caro para o Cão Sem Fome, pois vacinamos todos os cães com vacinas importadas V8 + raiva. Além disso, mobilizamos uma equipe de veterinários e ajudantes, todos voluntários para viabilizar a ação. Coordenar tudo isso é muito trabalhoso e envolve várias pessoas. Sabemos que muitos Protetores acolheriam com imensa alegria nosso mutirão de vacinação, coisa que o Sr Noca não deu o devido valor.

Não é fácil para nós escolher os Protetores, nem tampouco manter vivos nossos princípios. Da mesma forma que não é fácil escolher quem vai e quem fica no Projeto, para não cometer injustiças.

É difícil dizer “não” para tantas pessoas, mas sabemos que essa é a única forma de mantermos a qualidade e a seriedade do nosso atendimento.

O Cão Sem Fome não faz doações esporádicas. Quando o Protetor é admitido no Projeto ele é ajudado mensalmente e está ciente que essa parceria permite nossas intervenções para o beneficio dos animais. Se o Protetor tem alguma atitude que não nos representa, ele está fora do Projeto.

Da mesma forma que o Quintal recebe as doações, ele também tem que prestar contas do trabalho que está realizando e estar aberto ás nossas ações e interferências.

Nosso comprometimento é acima de tudo com os animais, mas também com todas as pessoas que fazem doações para o Cão Sem Fome, acreditando no nosso trabalho. Aplicar de forma responsável os recursos que nos são destinados, é nossa obrigação para com todos vocês que nos ajudam.

Prestar contas de onde e como esses recursos estão sendo empregados é o que toda ONG ou Projeto honesto tem de fazer.

No momento estamos analisando três pedidos urgentes que recebemos, para a escolha do protetor que irá substituir o Sr Noca.

Assim que o processo de seleção for encerrado enviaremos notícias.

Glaucia Lombardi

Coordenadora do Cão Sem Fome

This entry was posted in Quintal do Sr. Noca and tagged . Bookmark the permalink.