Notícias dos cachorros que foram transferidos para o Quintal de Ibiúna

Vai fazer um mês que transferimos 13 animais para o Quintal da D Cida, em Ibiúna. Foi um tempo de adaptação que demandou muita atenção e trabalho. Não é simples tirar cães do espaço que estão acostumados e levar para outro. Muitos cuidados têm de ser tomados para preservar a saúde e a integridade do animal.

Os cães estão acostumados com os germes e vírus do espaço onde vivem e criam uma certa imunidade. Ao migrarem para outro local diferente, ficam suscetíveis a doenças do local. Por isso, antes de serem transferidos, todos foram vacinados e receberam uma alimentação reforçada. Também só transferimos cães totalmente saudáveis.

Tomamos precauções extras devido à mudança climática. Esses cães habitavam um Quintal onde permaneciam em espaços internos na maioria do tempo e o Quintal de Ibiúna é uma chácara. Além disso, lá é mais frio do que em São Paulo. Como não houve muito tempo para adaptação, é natural os cães sentirem a queda brusca de temperatura. Por isso levamos mais cobertores e papelões para forrar os canis.

Durante esse mês, tivemos que fazer rodízio dos cães entre canis, pois houve algumas brigas. A mudança de ambiente afeta a personalidade dos animais. Cães que eram quietos e submissos por estarem em locais apertados e muito cheios mudam totalmente quando se sentem em lugares amplos e bem alojados. Também tomamos o cuidado de mantê-los agrupados com a mesma configuração familiar que eles viviam, deixando os cães que já conviviam juntos e sempre recolocando-os em duplas para se sentirem mais confiantes.

Neste domingo fomos visitar os cães para conferir de perto como está a adaptação e ficamos contentes com os resultados. Eles estão alegres e bem cuidados, recebendo o carinho da protetora D Cida. Já é visível em alguns cães como a pelagem ficou mais bonita, graças a uma vida mais saudável ao ar livre, com sol e espaço amplo. Alguns cães eram apáticos, ansiosos ou medrosos e hoje estão mais sociáveis e alegres.

4 1 5 9 12 13 15 18 19 23 24

É bom ver essa galerinha contente na nova casa, pois um de nossos valores é oferecer aos animais uma vida digna e feliz nos Quintais onde habitam.

Essa mudança só foi possível graças às doações recebidas e ao trabalho de todos voluntários envolvidos, a quem agradecemos de coração.

Equipe CSF

This entry was posted in D. Cida. Bookmark the permalink.