Evento de Adoção no Shopping Metro Itaquera

Dia 21/10/17 realizamos um evento de adoção no Shopping Metro Itaquera, uma iniciativa muito importante para aproximar as pessoas da causa animal. Agradecemos ao Shopping pela oportunidade e aos voluntários que trabalharam nesse evento.

Ficamos felizes porque foram adotados 9 peludinhos, mas o que nos chamou a atenção foi a quantidade de pessoas que nos abordou querendo entregar seus animais. Eram as desculpas mais diversas para abandonar cães de raça, vira latas, de várias idades e tamanho. Também muitas pessoas nos procuraram querendo fazer denúncias ou pedindo ajuda para recolher animais abandonados da redondeza.

O Cão sem Fome não atua nessa área e não faz esse tipo de acolhimento, mas conhecemos de perto essa realidade porque todos os Quintais ajudados pelo Projeto estão lotados, muito acima da sua capacidade e mesmo assim recebem dezenas de pedidos como esses por dia, quando não se deparam com animais amarrados nas suas portas. Não podemos levar mais animais ainda para os Protetores, que sobrevivem com muita dificuldade e com seus próprios recursos.

O abandono é um problema de toda uma sociedade e esponsabilidade do Estado. Cabe a ele desenvolver políticas públicas para coibir o abandono, punir os maus tratos e acolher os animais abandonados. Quando o Estado não faz a sua parte, o problema foge do controle e hoje as ONGS e Protetores é que estão tentando minimizar a situação, mas a sensação é que estamos enxugando gelo. Se nós tivéssemos acolhido todos os animais que tentaram nos “empurrar” nesse evento teríamos saído de lá com o dobro de animais que levamos! O que vai acontecer com eles? Provavelmente muitos serão jogados na rua e vão precisar da generosidade das pessoas para sobreviver. É cruel e desumano abandonar um cão na rua e equivale a matar aos poucos, mas o socorro tem que vir também de uma mobilização da sociedade. Não é possível sobrecarregar ainda mais ONGS e Protetores.

Se você encontrar um animal na rua:

– Acolha, ofereça os primeiros socorros e busque um lar temporário para afastar o animal de algum risco.

– Anuncie nas redes sociais, pois esse animal pode estar perdido.

– Se não encontrar o tutor, castre e anuncie para doação responsável.

Se cada um fizer um pouquinho muitas vidas serão salvas!

Neste dia 21/10 alguns peludos ganharam um lar. Esperamos que sejam tratados com dignidade e amor. Muitos outros animais esperam por uma oportunidade e a grande maioria vai passar o resto da vida em um Abrigo de Animais. Uma realidade cruel e triste. Abrigo não é Lar!

Veja as fotos desse evento:

This entry was posted in Campanhas e Eventos. Bookmark the permalink.